ASFLORA ensina educação ambiental de forma lúdica

teatro2A educação ambiental e consequente melhoria da qualidade de vida nas comunidades ganharam um aliado a mais com a criação da Associação dos Amigos da Floresta Amazônica (Asflora). Desde sua fundação, em 2002, a Asflora vem incentivando a preservação do meio ambiente por meio de um vasto programa direcionado a professores e estudantes e que inclui palestras e visitas a áreas de reflorestamento.

A Asflora é uma Organização não governamental sediada no laboratório de Sementes e Mudas da AIMEX, em Benevides. A ONG é coordenada pelo engenheiro agrônomo Eder Ramos.

O trabalho da Asflora é promover a educação ambiental por meio de caminhadas em trilhas ecológicas e palestras para estudantes de escolas públicas e particulares. Durante o ano, escolas previamente selecionadas são convidadas a visitar o laboratório da AIMEX. Lá, os estudantes e professores ficam conhecendo como é feito, por exemplo, o trabalho de recuperação de áreas degradadas. Este público também recebe informações sobre extrativismo vegetal, limpeza urbana, preservação de fontes de água e aproveitamento de resíduos vegetais. O objetivo é formar agentes multiplicadores que colaborem com o bem-estar da sociedade e do planeta.

A Asflora também possui em sua programação, o Teatro na Floresta, que é uma apresentação onde personagens da mitologia amazônica passam informações sobre manejo florestal, reflorestamento e a necessidade de preservação do meio ambiente.