lab-aimexUma das grandes conquistas da AIMEX foi o Laboratório de Mudas e Sementes de Espécies Florestais da Amazônia, fruto da preocupação dos industriais com o reflorestamento. Hoje, o produtor rural, ou empresário que quiser reflorestar pode encontrar mudas e sementes por um preço muito abaixo do mercado. O objetivo da AIMEX é, justamente, incentivar o reflorestamento, disponibilizando sementes e mudas de várias espécies florestais para o replantio.

A ideia da criação do Laboratório surgiu no início de 90, quando a AIMEX percebeu a dificuldade de se obter mudas e sementes para reflorestar áreas alteradas e improdutivas para fins de reposição florestal ou recuperação ambiental. A partir desse momento arrecadou os recursos entre os associados para a compra de uma área com 21,5 hectares, situada na BR-316, km 25, município de Benevides. Em 94 a área foi comprada e a AIMEX assinou convênio de cooperação técnica com a Embrapa para ter o suporte técnico necessário. A planta do laboratório ficou pronta, mas faltavam recursos para adquirir os equipamentos. Para superar esse entrave, a AIMEX conseguiu viabilizar os recursos necessários assinando convênio de cooperação técnica com o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – SECTAM que, por sua vez, viabilizou a verba necessária junto ao Ministério do Meio Ambiente. Em seguida abriu licitação, comprou os equipamentos e doou para a AIMEX, possibilitando a inauguração do Laboratório em Julho de 97. Em janeiro de 98, o laboratório começou a operar efetivamente.

Da área total do Laboratório, 10 hectares estão plantados com mais de 5 mil árvores de várias espécies nativas da Amazônia (Mogno, Paricá, Jatobá, Jacarandá do Pará, Ipê, Samaúma, cerejeira, entre outras) e exóticas (Mogno africano, Teca, Nim, entre outras). As sementes e mudas são vendidas para todo o Estado do Pará e vários outros estados do Brasil, como o Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, etc.

Atualmente a administração do Laboratório está a cargo do Instituto Amigos da Floresta Amazônica (ASFLORA), organização parceira da AIMEX que tem o objetivo de manter a produção e comercialização não só de sementes e mudas de espécies florestais, mas também de espécies frutíferas e ornamentais, com a finalidade de fomentar o reflorestamento, a educação ambiental, o uso sustentado dos recursos florestais e a conservação ambiental na Amazônia.